Ao ter a aposentadoria concedida, o principal interesse do mais novo aposentado é saber quanto ele irá receber.
E esta curiosidade está mais do que correta, pois podem ocorrer erros por parte do INSS e muitos aposentados não sabem onde e como conferir o valor do seu benefício.
Mas nós estamos aqui para te ajudar. Saiba quais os meios de conferir o valor da sua aposentadoria.
Carta de Concessão
A primeira forma mais simples de descobrir o valor da sua aposentadoria é através da carta de concessão.
A carta de concessão é um documento emitido pelo INSS assim que sua aposentadoria é concedida. Nela constará além do valor do benefício, os salários utilizados no cálculo e a forma de cálculo.
Com essas informações será possível verificar se há algum erro a ser corrigido pelo INSS.
A carta de concessão é enviada até a casa do beneficiário assim que sua aposentadoria é aprovada, mas caso você não tenha mais essa carta, é possível tê-la de duas formas:
Pela internet
- Acesse o Portal do Meu INSS
- Selecione a opção “ENTRAR” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro.Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “LOGIN”, em seguida selecione a opção “CADASTRE-SE”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
- Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Carta de Concessão”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.
Nas unidades do INSS
- Acesse o Portal do Meu INSS
- Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.
- Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “carta” e selecione o serviço desejado.
- Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.
Processo administrativo
Quando um benefício é solicitado logo será gerado um processo administrativo, neste documento deve constar seus documentos referentes à solicitação.
Para ter o processo administrativo em mãos é preciso seguir a passo a passo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos” e localize o processo que você quer;
- Clique em “Detalhar” e depois em “Baixar Cópia”.
- Se o seu processo não estiver aparecendo, volte na tela inicial do Meu INSS:
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Cópia”;
- Clique em “Atualizar”;
- Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.