Destinado a preencher 2.700 vagas de soldado, o concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) entrou na sua última semana de inscrições — o prazo termina às 23h59 da próxima quarta-feira (20).
Opção para candidatos com ensino médio, o cargo oferece salário de R$ 3.875,27. Os demais requisitos para participação incluem:
• idade entre 17 e 30 anos;
• altura mínima de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens);
• CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias "B" e "E".
A principal novidade em relação aos editais anteriores é a banca organizadora: a Fundação Vunesp, que tradicionalmente organizava os certames da corporação, foi substituída pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Com taxa de R$ 57, as inscrições são recebidas somente pela internet, por meio do site https://conhecimento.fgv.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar a FGV pelos seguintes canais de comunicação:
Tatuados podem concorrer?
Segundo o edital do concurso da PM SP, tatuados podem ingressar normalmente na corporação, mas há exceções. O impedimento se aplica a pessoas com desenhos ou mensagens que:
- ofendam valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar;
- façam alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas;
- preguem violência ou criminalidade;
- tenham discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem;
- apresentem ideia ou ato libidinoso;
- remetam à ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.
O que vai cair nas provas para soldado?
As avaliações objetiva e dissertativa estão marcadas para 4 de setembro. A primeira cobrará a resolução de 60 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda exigirá a elaboração de uma redação. O conteúdo programático engloba:
- língua portuguesa;
- matemática;
- conhecimentos gerais;
- informática;
- noções de administração pública.
Os exames do concurso da PM SP serão aplicados em 11 cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo.
Nas demais etapas, os candidatos ainda terão pela frente: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos