Ofertas do dia da Amazon!

Concurso Bombeiros PI 2022: Edital com 100 vagas recebe nova previsão

É grande a expectativa de abertura do novo edital de concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (Concurso Bombeiros PI 2022).

O tenente-coronel José Veloso, relações públicas da corporação informou que o edital somente será divulgado no segundo semestre deste ano. Anteriormente, a previsão era publicar o concurso até junho.

A princípio, o edital passará por algumas alterações.

“Estamos em processo de concurso. Conseguimos viabilizar essa ampliação no número de vagas e, agora, estamos aguardando as mudanças no edital”, destacou o tenente-coronel.

Anteriormente previsto para ser publicado com 60 vagas, agora a seleção contará com 100 oportunidades.

O ofício que confirma a mudança do quantitativo de vagas do concurso foi assinado pela Governadora do Estado, Regina Sousa.

“Foi autorizado o acréscimo de 40 vagas para o concurso, perfazendo 100 vagas ao todo. Outras informações o comandante repassará oportunamente”, informa o despacho da governadora.

O comandante geral da corporação, coronel José Arimateia Rego, solicitou ao Governo o acréscimo no número de vagas.

“Estamos fazendo uma série de reuniões para ampliarmos esse número. Estamos trabalhando com essa possibilidade. Estamos pleiteando 100 vagas. Esse número vai suprir de forma razoável o nosso quadro de funcionários”, destacou o coronel José Arimateia Rego, no início deste mês, ao portal Cidade Verde.

Segundo o tenente-coronel José Veloso, o concurso não será regionalizado, mas haverá vagas na capital e no interior.

No dia 21 de fevereiro, foi publicada a autorização para contratação da Fundação Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe). As provas do certame serão aplicadas dois meses após a publicação do edital.

O concurso público dos Bombeiros-PI é necessário para complementar o efetivo da corporação, conforme informou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo.

“Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital […] e faremos o possível para que aconteça ainda este ano”, frisou.

O concurso Bombeiros PI 2022

O cargo de Soldado tem requisito de nível médio completo. A corporação exige, ainda, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, no período de inscrição, carteira de habilitação a partir da categoria “B” e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). Os salários ainda não foram revelados.

O concurso será regionalizado. O certame terá até cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; e de aptidão física; além da investigação social.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, ressaltou a necessidade da complementação do efetivo:

“Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital, para que seja lançado daqui a 20 dias e faremos o possível para que aconteça ainda este ano”, frisou.

Necessidade de edital

A necessidade de abertura de um novo edital de concurso Bombeiros-PI é evidente. O ex-comandante da corporação, coronel Ronaldo Macedo, falou da necessidade de aumentar o efetivo.

De acordo com ele, o Corpo de Bombeiros-PI conta com um dos menores quadros do país. São cerca de 350 militares na ativa e um déficit de, aproximadamente, mil vagas.

“Precisamos de concurso, de efetivo. Hoje talvez sejamos o menor Corpo de Bombeiros do Brasil. Nosso efetivo hoje gira em torno de 350 militares. Temos 224 municípios e estamos presentes apenas em Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Chegamos recentemente em Piripiri”, disse o coronel à TV Cidade Verde.

Último concurso Bombeiros PI

O último edital de concurso público dos Bombeiros-PI foi divulgado em setembro de 2017, quando foram abertas 110 vagas para o cargo de Soldado, sendo 100 para homens e 10 para mulheres. O salário foi de R$3.100.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisou ter o nível médio completo, carteira de habilitação a partir da categoria “B”, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) organizou o certame.

A prova objetiva contou com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Noções de Informática, Legislação Institucional e Noções de Direito, além de uma redação.

O concurso ainda contou com avaliação de saúde; teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social. Os aprovados foram convocados para o curso de formação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem