A espera está chegando ao fim. O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como "Enem dos concursos", acontece neste domingo (18).
Esse é o maior concurso da história do país em número de inscritos, passando dos 2 milhões. É que, pela primeira vez, uma seleção reúne mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais, com exames aplicados em todo o Brasil.
Desde que foi anunciado pelo governo federal, em setembro do ano passado, o exame sofreu uma série de mudanças. A principal delas foi no cronograma.
Inicialmente, as provas seriam aplicadas em 5 de maio, mas foram adiadas dois dias antes por causa da chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul.
Com a alteração da data, mais de 30 mil candidatos desistiram do concurso e solicitaram o reembolso da taxa de inscrição, provocando também uma mudança no perfil dos inscritos.
O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), que é o responsável pelo concurso, também flexibilizou algumas regras, como a liberação de folhas para anotar as alternativas assinaladas nas provas.
Abaixo, você confere as principais mudanças feitas até agora no “Enem dos concursos”.
Cronograma do concurso
Na última sexta-feira (9), o Ministério da Gestão retificou os oito editais do concurso. Algumas datas do cronograma foram alteradas porque coincidiam com o fim de semana das eleições municipais, em outubro.
A nova programação ficou assim:
Aplicação das provas: 18/08
Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18/08
Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10/09
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
Previsão de divulgação dos resultados finais: 21/11
Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro/2025
Tags:
CONCURSOS ABERTOS