Como se escreve: Encher ou Enxer (Com X ou CH)

 Saber como se escreve as palavras pode ser útil em diversos momentos, e uma palavra gera grandes dúvidas é encher ou enxer. Muitos não sabem qual a forma correta e isso pode ser bem prejudicial, principalmente na hora de realizar uma prova.


O Enem é uma das provas mais difíceis do ano, e os alunos que se preparam para ela podem perder nota por besteiras simples. E uma dessas questões, que prejudicam o aluno diz respeito à grafia correta das palavras.

O Ch e o X possuem sons iguais, mas as palavras precisam ser escritas da maneira certa, pois é o que diz a norma padrão da língua. Mas nem todo mundo sabe como fazer isso e por isso decidimos montar esse artigo, para ajudar você a entender como escrever da forma correta.

Se você tem dúvidas sobre a escrita de alguma palavra com Ch ou X, é só continuar a leitura!

X ou Ch: entenda a importância de diferenciar a escrita

Nossa língua portuguesa é uma das com maior grau de dificuldade, sendo difícil aprender a falar e ainda mais difícil aprender a escrever. E isso se estende a nós, que somos nativos na língua e crescemos usando o idioma.

E um dos casos que mais gera dúvidas, em especial na hora de escrever, são letras ou dígrafos com sons parecidos. Pois, falamos de uma forma e por conta de parecer com uma outra letra, acabamos errando na hora de escrever.

Um grande exemplo disso, é as palavras que possuem dígrafos Ch, mas que ao falarmos o som fica parecido com X. Nessas horas, a dúvida surge e muitas pessoas ficam com grandes dúvidas.

Por isso, uma coisa que você precisa colocar em sua rotina é a leitura, que auxilia em diversos aspectos de nossas vidas. Por exemplo, iremos conquistar uma bagagem cultural que pode ser usada na hora de construir uma redação.

Mas além disso, será importante para que possamos aprender a escrever melhor, e com mais eficiência. Sem mencionar que vamos aprender a escrever palavras e saberemos qual a forma correta: se é encher ou enxer.

Então, se você não quer fazer feio na hora de escrever uma mensagem, redação ou até mesmo currículo, comece a ler.

Qual a forma correta: encher ou enxer?

Se você se confunde na hora de escrever e não sabe diferenciar as palavras que são com Ch das que são com X, fique tranquilo pois isto é bem comum.

Um dos motivos para isso, é que na escola básica aprendemos duas formas em conjunto, devido aos sons parecidos.

Portanto, as chances de confundir as palavras são altas, mas por sorte vamos ajudar você. O correto no caso dessas palavras é encher, e na hora de escrever seu texto, lembre-se disso.

A palavra encher tem como significado ocupar um espaço, se tornando o conteúdo desse espaço e tornando-o cheio. E também tem como significado o consumo de toda a área disponível, e isso pode ser usado de diversas maneiras.

O que diz a norma padrão da língua.

A palavra encher é uma das que mais gera confusão, pois ela foge à regra estabelecida pela norma padrão. Ela é uma das poucas exceções de nossa língua, e por isso não se assuste caso erre.

De acordo com o Português correto, após as letras EN a letra a ser usada é a X. Os maiores exemplos disso são as palavras enxada, enxame ou enxaguar. Porém, encher foge a essa regra.

Por esse motivo, você precisa entender as variações que nosso idioma possui, para não errar em um texto importante. Uma dica para entender essas diferenças, é realizando a associação da palavra encher com cheio.

E você usar diversas estratégias para realizar esse exercício, e um ótimo é realizar a produção de textos que exijam o uso das duas palavras. Além de aumentar seu vocabulário, vai te auxiliar a entender melhor como escrever as palavras.

Lembrando que a grafia correta é encher e não enxer, e ao realizar uma redação, por mais simples que seja lembre-se de dar atenção a esses detalhes.

Dicas para não errar

Se você ainda possui dúvidas sobre outras palavras, e precisa realizar uma redação ou escrever algo com urgência e não sabe o que vai fazer, fique tranquilo. Existem formas de não errar, e essa dica é bem simples de ser realizada.

Substitua a palavra por algum sinônimo mais fácil de ser escrito, afinal nossa língua possui diversas palavras com mesmo significado e você pode usar alguma delas. Por isso, a leitura é muito importante e você deve começar agora mesmo.

Não precisa nem começar por longos livros, basta ler alguma notícia em um portal respeitável. Com apenas isso você já consegue melhorar sua ortografia!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem