Como irá funcionar o maior pente-fino da história do INSS

 Um novo pente fino que vai revisar benefícios por incapacidade pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, está prestes a acontecer, isso foi informado no último dia 22 pelo Ministério do Trabalho e Previdência.


O Ministério do Trabalho e Previdência realiza análises constantes para descobrir se os beneficiários que recebes algum salário do INSS ainda cumprem com todos os requisitos para ter acesso a ele.

O pente fino INSS 2022 é uma ação com intuito de identificar improbidades, cadastros em atraso, irregularidades ou qualquer situação que esteja contra as regras do INSS. 

Por isso vamos informar você aposentado e pensionista, sobre como o novo pente fino funcionará. Confira!

Quem passará pelo pente fino?

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, passaram pelo novo pente fino, aposentados e beneficiários que recebem benefícios por incapacidade, como: aposentadorias, benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

A lista também inclui outros benefícios de caráter previdenciário, trabalhista, assistenciais e tributários. O documento, no entanto, não menciona quais são eles.

Convocação

Quando os beneficiários que estão nas situações citadas no tópico acima serão convocados para a reavaliação do benefício e deverão realizar perícia médica.

O comunicado para os segurados ocorre através dos canais de atendimento do INSS, como: Caixa Eletrônico do banco onde o segurado recebe o benefício, através da plataforma Meu INSS, seja o site ou aplicativo, por SMS (mensagem de texto de celular), por correspondência, via carta simples (no endereço cadastrado pelo segurado)

Lembrando que caso o segurado não realize o procedimento, poderá ter o benefício cortado. Segundo o documento o Pente-Fino terá a validade de 180 dias (6 meses), no entanto, portaria não informou quando e como os beneficiários serão convocados.

Com isso quem receber o aviso do instituto sobre a revisão deve agendar a perícia no prazo estipulado para não correr o risco de ter o benefício do INSS cortado.

Fui convocado e agora?

Os beneficiários convocados à perícia devem apresentar ao INSS os documentos necessários que garantem o direito ao pagamento da renda, que podem incluir os documentos pessoais, exames, laudos médicos que comprovem a doença, acidente ou incapacidade.

Em caso de agravamento da doença, a recomendação é que o segurado leve todos os documentos que comprovem o avanço da enfermidade, evitando o corte do benefício.

Caso você caia no pente fino e tenha seu benefício cessado, é necessário solicitar aos servidores do INSS uma reanálise que está disponível no portal Meu INSS.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem