Você sabe o que é BPC e quem pode receber?

 O Beneficio de Prestação Continuada mais conhecido como BPC é um dos direitos que os idosos e deficientes de baixa renda tem.

Muitas das vezes o BPC é confundido com aposentadoria, mas ele não é, na verdade ele se trata de um benefício assistencial que garante o pagamento mensal de um salário mínimo para seus beneficiários.



A principal diferença entre o BPC e a aposentadoria é o fato de que para receber o benefício não é necessário ter contribuído para o INSS.

Confira mais detalhes sobre o benefício.

Quais os requisitos para receber o BPC?

Pra que os idosos possam receber o BPC é preciso que se encaixem nos seguintes requisitos:

  • Idade igual ou maior que 65 anos;
  • Comprovar atestado de pobreza ou necessidade;
  • Ter renda familiar mensal (per capita) igual ou inferior a ¼ do salário mínimo;
  • Não pode estar vinculado a nenhum regime de previdência social;
  • Não pode receber benefício previdenciários de espécie alguma, salvo o de assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória;
  • Precisa estar inscrito no CPF, assim como sua família;
  • Estar inscrito no Cadastro Único.

Já para as pessoas com deficiência os requisitos são:

  • Deve submeter-se à perícia do INSS para avaliação da condição médica e social.
  • Comprovar atestado de pobreza ou necessidade;
  • Ter renda familiar mensal (per capita) igual ou inferior a ¼ do salário mínimo;
  • Não pode estar vinculado a nenhum regime de previdência social;
  • Não pode receber benefício de espécie alguma, salvo o de assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória;
  • Precisa estar inscrito no CPF, assim como sua família;
  • Estar inscrito no Cadastro Único.

Como solicitar e quais documentos preciso?

Solicitar o BPC é bem fácil, pois todo o processo pode ser feito pelo Meu INSS, confira o passo a passo:

  1. Acesse o Meu INSS e faça login
  2. Escolha a opção Agendamentos/Requerimentos.
  3. Clique em “novo requerimento” > “atualizar”,  atualize os dados que achar pertinentes, e clique em “avançar”.
  4. Digite no campo “pesquisar” a palavra “deficiência” e selecione o serviço desejado.
  5. O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.
  6. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

Com relação aos documentos necessários:

  • CPF;
  • Documento com foto (RG, CNH, CTPS);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de renda;
  • Documentos médicos que informem qual a sua doença grave e como leva gera a sua incapacidade de longo prazo;
  • Envie também seus laudos e exames que demonstre a sua situação;
  • Junte o comprovante de todos os seus gastos médicos mensais, seja com remédios, consultas, exames ou deslocamento;
  • Se possível, peça ao médico que te acompanha fazer uma descrição da sua doença e informar os seus impedimentos. 

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