Vigilantes podem ter piso salarial reajustado para R$ 3.200

 O salário de um vigilante atualmente não é dos melhores se comparado ao que o Projeto de Lei 1.955/22 propõe. A medida pretende estabelecer o salário mínimo dos vigilantes em R$ 3.200. Esse valor deve ser atualizado no mês de sanção da futura lei conforme a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) desde julho de 2022. Depois disso, será revisto anualmente com base na inflação medida pelo INPC.



O texto que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados inclui dispositivos da Lei de Segurança Bancária (7.102/83), que trata da fiscalização das instituições financeiras e estabelece regras para a constituição e funcionamento de empresas privadas de prestação de serviços e transporte de valores.

O autor da proposta, deputado Mauro Nazif (PSB-RO) disse que “a atividade de vigilância pressupõe a guarda de valores econômicos ou a defesa do patrimônio, sendo necessário que tais profissionais sejam bem remunerados, tendo em vista o constante perigo de vida a que estão sujeitos”.

Precisa de curso para ser vigilante?

Sim, o primeiro passo para sua carreira é fazer o Curso de Vigilante (CFV). Para se formar profissionalmente na área, você precisa se inscrever no CFV e deve atender legalmente a certos pré-requisitos. A regulamentação da Portaria 3233/2012 da Polícia Federal, que regulamenta as atividades dos cursos de formação, Art. 15º diz que para exercer esta profissão, os vigilantes devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado;
  • Ter pelo menos vinte e um anos de idade;
  • Ter ensino correspondente à quarta série do ensino fundamental;
  • Ter sido aprovado para um curso de treinamento de vigilante realizado por uma empresa de cursos devidamente autorizada;
  • Passar por um teste de saúde e capacidade mental;
  • Demonstrar aptidão para o curso, fornecendo prova de um registo criminal negativo;
  • Estar quite com obrigações eleitorais e militares.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem