A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar o seu diferencial competitivo profissional no mercado atual. Por isso, é relevante que analise o seu próprio currículo e adote uma postura positiva.
Entrevista de emprego: não fique aquém do seu potencial profissional
O nervosismo é um fator inerente à uma situação de avaliação, entretanto, quando o candidato se permite dominar por essa sensação, ele pode ficar aquém do seu potencial profissional, prejudicando a sua carreira em longo prazo.
Analise o seu currículo e direcione a sua trajetória
É viável que você, na condição de candidato, analise o seu próprio currículo como se fosse uma outra pessoa, de forma verifique se é possível entender os seus pontos fortes e o destaque de suas habilidades comportamentais.
Adote uma postura positiva
Através da postura assertiva durante a entrevista de emprego, o candidato pode elevar as chances de sucesso profissional, evitando adotar uma postura negativa. Sendo assim, é relevante que tenha atenção plena ao seu comportamento e destaque a sua narrativa através de apontamentos viáveis dentro da sua área de atuação.
Procure chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego; não deixe os seus braços cruzados e mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção. Caso seja possível, trabalhe sua respiração e se familiarize com o ambiente, chegando com antecedência ao local da entrevista. Além disso, é viável que tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz a entrevista.
Destaque suas experiências profissionais
Você pode levar situações concretas de seus empregos anteriores para destacar o seu diferencial profissional durante o processo seletivo. Sendo assim, fale sobre sua produtividade; gestão de pessoas; facilidade para lidar com metas; condução de reuniões; senso de urgência; construção do relacionamento entre a empresa e o cliente; poder de persuasão; capacidade comercial; dentre outros aspectos correlatos ao seu perfil profissional.
Contorne seus pontos negativos
Equilibre as informações falando sobre seus pontos negativos de maneira sucinta e resolutiva. Por exemplo, você pode me informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento técnico operacional sobre um determinado sistema; ao passo que é importante informar que está realizando cotações específicas.
Ou ainda, você pode informar que possui dificuldades para falar em público, porém, deseja realizar um curso voltado para a expansão de sua comunicação e melhoria de sua oratória. Dessa forma, na condição de candidato, você estará direcionando o seu perfil profissional de maneira resolutiva e dinâmica, evitando ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho.