A Polícia Civil do Tocantins vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC TO 2022) em breve. O Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, assinou na última quarta-feira, 25 de maio, a autorização para escolha da banca organizadora do certame. A expectativa é que o edital seja divulgado neste ano.
Uma banca organizadora será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas de seleção, como as provas objetivas.
De acordo com o governador, a abertura do novo concurso representa a preocupação da Gestão Estadual com o fortalecimento da Segurança Pública.
“Isso significa a reposição de homens e mulheres para a nossa Polícia Civil, fortalecendo as forças de Segurança Pública do Estado [SSP]. O secretário tem toda a autorização do Governo para dar andamento ao concurso”, reforçou Barbosa.
O secretário da SSP, Wlademir Costa, também falou dos preparativos do concurso PC-TO e da importância do apoio do Governador às ações da pasta.
“Estamos com uma comissão formada e trabalhando com muito empenho nos trâmites de realização desse concurso, que é tão aguardado. Esse apoio só confirma o desejo desse Governo de ver nossa Polícia Civil mais forte, como mais qualidade de trabalho, o que afeta diretamente o serviço prestado à população. Faremos de tudo para que este certame saia ainda neste ano”, disse.
Concurso PC TO 2022: Comissão organizadora
Uma nova comissão foi formada para os preparativos do certame da corporação, conforme informação passada no dia 19 de janeiro pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. O novo grupo de trabalho tem a seguinte composição:
- Wanderson Chaves de Queiroz – Corregedoria-Geral da Segurança Pública;
- Ibanez Ayres da Silva Neto – Delegacia-Geral da Polícia Civil;
- Aldenis Bezerra Cavalcante – Superintendência de Polícia Científica;
- Maria Luiza Gomes de Aguiar – Secretaria da Administração;
- Zenobio Cruz da Silva Arruda Junior – Secretaria da Administração;
- Mauricio Kraemer Ughini – Ordem dos Advogados do Brasil;
- Elírio Putton Junior – Membro do Conselho Superior da Polícia Civil.
Concurso PC TO 2022 com mais de 300 vagas
O novo concurso público da Polícia Civil do Tocantins deve abrir um total de 332 vagas imediatas. Veja a distribuição por cargos:
- Agente de polícia (nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação – CNH): 133 vagas;
- Delegado de polícia (nível superior em Direito e CNH): 45 vagas;
- Escrivão (nível superior em qualquer área e CNH): 58 vagas;
- Papiloscopista (nível superior em qualquer área e CNH): 24 vagas;
- Peritos (nível superior em áreas específicas e CNH): 60 vagas;
- Agente de necrotomia (nível superior em Enfermagem e CNH): 12 vagas.
No caso do cargo de Perito, é possível que as vagas sejam abertas para as áreas de Medicina, Odontologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Matemática, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharias, Arquitetura, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Agronomia, Medicina Veterinária, Zoologia, Zootecnia, Gestão em Trânsito e Transporte, Física, Química, Química Industrial, Farmácia, Bioquímica, Engenharia Florestal, Mineralogia e Geologia. É importante ressaltar que as áreas que serão contempladas no próximo concurso PC TO para perito ainda não foram confirmadas.
O Governador do Estado, Mauro Carlesse, autorizou a realização do novo certame para corporação. Na ocasião, também foi formada a comissão organizadora da seleção.
O concurso PC-TO 2022 tem o objetivo de preencher os cargos que estão sem preenchimento no Estado. Segundo o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, 37% dos cargos da corporação encontram-se vagos. Há também a iminente aposentadoria de outros agentes.
Na ocasião do anúncio do edital do concurso PC-TO 2021, o Governo Estadual também assinou a nomeação para ingresso de novos aprovados, referente ao último edital. Foram convocados 46 delegados, escrivães e peritos para compor o efetivo da corporação. Eles já concluíram o curso de formação.
A validade do último concurso da PC-TO venceu em março deste ano. Sendo assim, o Governo já se movimenta para abrir novo edital.
Cristiano Barbosa Sampaio falou da importância do novo concurso para oxigenar os quadros da Polícia Civil.
“É esse capital humano que faz com que as coisas aconteçam. Ao anunciar esse novo concurso, o senhor dá uma mensagem que a Segurança é importante. Reafirmo o compromisso de aumentar a segurança no estado”, revelou Sampaio ao governador.
Último edital do concurso PC TO
O último edital do concurso PC-TO foi divulgado em 2014. Na ocasião, a seleção trouxe 515 vagas para carreiras de nível superior, distribuídas da seguinte maneira:
- Delegado: 131 vagas (97 imediatas, 29 para cadastro e 5 para pessoas com deficiência);
- Médico Legista: 12 vagas (9 imediatas e três para cadastro);
- Peritos: 74 vagas (56 imediatas e 18 para cadastro);
- Agente de necrotomia: 26 vagas (19 imediatas, 6 cadastro e 1 PcD);
- Papiloscopista: 13 vagas (9 imediatas, 3 cadastro e 1 PcD);
- Escrivão: 210 vagas (153 imediatas, 48 cadastro e 9 PcD);
- Agente de polícia: 49 vagas (35 imediatas, 11 cadastro e 3 PcD).
O cargo de Delegado requer Bacharelado em Direito para inscrição. Já os agentes, escrivães e papiloscopistas exigiram dos candidatos graduação em qualquer área e habilitação na categoria B.
No caso de Agente de Necrotomia, o candidato deveria ter graduação em Enfermagem e ter também CNH categoria B. Os salários, na época, chegaram a R$10.735,28.
O concurso contou com provas objetivas e discursiva, exames médico e psicológico, teste de aptidão física e avaliação de títulos. Após isso, os aprovados nas etapas anteriores ainda passaram por um curso de formação.
O concurso foi homologado em 2017. O resultado final ficou válido por dois anos, mas foi prorrogado em 2019 por mais dois anos, ficando válido até março de 2021.