Concurso PM RO 2022 terá novo edital para Oficiais! Cebraspe é a banca!

 A Polícia Militar do Estado de Rondônia prevê abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM RO 2022) em breve. No momento, o Governo do Estado planeja abrir 20 vagas para o cargo de Oficial Combatente.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa possuir nível superior em Direito, idade entre 18 e 30 anos (para civis) ou até 35 anos (para militares). Ademais, possuir altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres) é requisito.

Segundo informações do secretário de Segurança Pública do Estado, coronel José Hélio Pachá, a previsão é publicar o edital de concurso público até o meio do ano deste ano. No caso da PM RO, a pasta aguarda uma emenda que tramita na Assembleia Legislativa e pode elevar o limite de idade para quem já é militar.

O Cebraspe está confirmado para organizar o concurso público da Polícia Militar de Rondônia. A banca organizadora terá missão de receber as inscrições em seu site e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.

Além de vagas para PM, o Governo planeja abrir 08 vagas para o Corpo de Bombeiros. Desse total, cinco serão para oficiais combatentes, de nível médio, e três para o quadro complementar, com exigência de curso superior nas áreas de Engenharia ou Arquitetura.

“Nós teremos, para o Corpo de Bombeiros, cinco oficiais combatentes e três para o quadro complementar […] para as áreas de Engenharia ou Arquitetura. Para a Polícia Militar (serão) 20 vagas para oficiais combatentes, que farão o curso em Goiás e não Roraima”, disse o governador Marcos Rocha.

Últimos concursos da PM e Bombeiros RO

Os últimos editais de concursos públicos da PM-RO e Bombeiros-RO foram abertos em 2014, quando foram oferecidas oportunidades para soldados e oficiais da Saúde, em ambos os sexos e diversas especialidades. A Fundação Professor Carlos August Bittencourt (FUNCAB) organizou o edital.

Para oficial da PM e do quadro complementar dos Bombeiros, o requisito era de nível superior na área e idade entre 18 e 30 anos (civis) ou até 35 anos (militares). Além disso, foram exigidas altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

No que se refere ao concurso de Bombeiros para o cargo de Oficial Combatente, a exigência era de nível médio, com idade limite de 28 anos (civis) ou até 35 anos (militares).

Foram duas fases, sendo uma composta por prova objetiva, redação, análise de títulos (oficiais), Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e exames médicos. Já a segunda foi realizada por meio de um curso de formação.

Na época, os bombeiros do quadro complementar recebiam R$5.480,72, enquanto os salários dos oficiais da PM chegavam a R$7.257,28.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem