Ofertas do dia da Amazon!

Concurso PC ES Delegado 2022: Veja requisitos, etapas e taxa de inscrição

 A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público para o cargo de Delegado (Concurso PC ES 2022). O contrato com a banca já foi assinado e a expectativa é que o edital não demore.

 O Cebraspe e a corporação oficializaram na primeira quinzena de maio.

A expectativa é que o edital seja divulgado em junho, com provas no mês de agosto.

“Eu espero este edital para meados de junho e, com tudo ocorrendo bem, a minha expectativa é que essa prova aconteça lá para agosto.”

O delegado geral e a corporação confirmaram informações importantes sobre o certame.

Agora, os candidatos já podem conferir detalhes do edital: a taxa de inscrição, os requisitos e as etapas de seleção. Segundo informações da corporação, a taxa de inscrição do certame vai custar R$113.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:

  • ser brasileiro natos ou naturalizados;
  • ter concluído o curso superior de bacharel em Direito; e
  • ter, no mínimo, três anos de prática forense ou de atividade policial, em qualquer instituição de Segurança Pública.

Ademais, também foram confirmadas quais serão as etapas pelas quais os candidatos serão avaliados durante todo o processo de seleção. As sete etapas serão:

  1. prova de questões objetivas; prova escrita (questões);
  2. exames de aptidão física de sanidade física e mental e psicotécnico;
  3. prova oral;
  4. avaliação de títulos;
  5. comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial;
  6. sindicância de vida pregressa; e
  7. curso de formação profissional.

O concurso PC ES

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado, edição da última terça-feira (10), o extrato de contrato com o Cebraspe.

A publicação do documento indica que o contrato entre as partes já foi assinado. O texto confirma que o vínculo será de 24 meses, a contar da data de assinatura, podendo ser prorrogado.

No dia 26 de abril, uma dispensa de licitação foi divulgada confirmando a banca organizadora do concurso.

De acordo com o documento publicado, o Cebraspe (antigo Cespe/Unb) está confirmado para organizar o certame da corporação.

A corporação confirmou que serão abertas 40 vagas no próximo concurso de Delegado para PC-ES e que o edital já pode sair ainda este ano. Os trâmites de abertura já estão avançados.

O edital do concurso PC-ES também foi confirmado no dia 19 de outubro. O documento foi divulgado pelo deputado Bruno Lamas, que detalha os concursos de 2021 e 2022.

O parlamentar revelou que solicitou ao governo uma relação de concursos previstos em andamento. O documento foi entregue em seu gabinete e confirmou oito novos editais de concursos, entre eles o concurso da Polícia Civil para o cargo de Delegado.

Comissão do concurso foi definida

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo formou a comissão organizadora do seu próximo edital de concurso público para o cargo de Delegado. O documento saiu no Diário Oficial do Estado, edição do dia, 25 de maio de 2021.

O grupo de trabalho será presidido por Joel Lyrio Junior, diretor da Acadepol. A comissão ainda contará com os seguintes membros:

  • Ismael Forattini Peixoto de Lima – (representante da PCES)
  • Nicolle Santiago de Castro Perúsia – (representante da PCES)
  • Rafael Amorim Ricardo – (representante da Sesp)
  • Ana Cláudia Passos Santos Silva – (representante da Seger)

De acordo com o texto, a comissão organizadora terá a missão de executar os procedimentos descritos na Norma de Procedimento do Sistema de Administração de Recursos Humanos n.º 18 (NP/SRH 18), quanto às atividades relativas à formalização, execução contratual e realização do Concurso Público em si e elaborar as manifestações para subsidiar a tomada de decisão pelos respectivos Ordenadores de Despesa.

Último concurso PC ES

O último edital de concurso da Polícia Civil do Espírito Santo foi divulgado em março de 2019. Na ocasião, o certame foi publicado com 33 vagas imediatas.

As avaliações foram aplicadas em Vitória, capital do Espírito Santo. Foram 120 questões, distribuídas entre as matérias de:

  • Direito Penal – 25 questões
  • Direito Processual Penal – 25 questões
  • Direito Administrativo – 20 questões
  • Criminologia – 15 questões
  • Direito Constitucional – 15 questões
  • Direitos Humanos – 05 questões
  • Direito Civil – 05 questões
  • Medicina Legal Judiciária – 05 questões
  • Legislação Estadual – 05 questões

O concurso, no entanto, não foi para frente. Os critérios de correção da banca, o Instituto Acesso, foram questionados pelos concorrentes. Após vários trâmites judiciais, a Procuradoria Geral do Estado (PGE ES) recomendou que o concurso fosse anulado. Sendo assim, o concurso ficou somente na primeira etapa e as demais foram anuladas.

O concurso ainda iria contar com exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos, comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial, sindicância de vida pregressa e, por fim, um curso de formação profissional.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem