Um dos concursos mais aguardados dos últimos tempos está de volta!! Sim, estamos falando da Receita Federal. Um dos órgãos mais cobiçados e disputados pelos concurseiros.
Com a autorização do certame, não podíamos deixar de trazer um panorama geral de como foi o último concurso da Receita Federal para o cargo de Auditor.
A ideia é que você tenha uma base de como foi o edital, principal em relação à aplicação das provas.
Sobre o último concurso Receita Federal
O último concurso da Receita Federal para o cargo de Auditor ocorreu em 2014, ou seja, há quase 10 anos.
Foram ofertadas 278 vagas, sendo 264 para ampla concorrência e outras 14 para candidatos com deficiência. Na época, o salário inicial para Auditor era de R$ 14.965,44.
Sob organização da Esaf, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas: de conhecimentos gerais e específicos, além de uma avaliação discursiva.
Prova objetiva
As disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Administração Geral e Pública, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Auditoria, Contabilidade Geral e Avançada, Legislação Tributária e Comércio Internacional, Legislação Aduaneira.
Confira mais detalhes logo abaixo:
Prova discursiva
Já a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta de duas questões, sendo uma referente ao conteúdo da Disciplina D7 – Direito Tributário e outra referente ao conteúdo da Disciplina D11 – Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.
O exame valeu, no máximo, 60 pontos, sendo 30 para cada questão. Fora isso, a discursiva abrangeu:
- a) quanto à capacidade de desenvolvimento do tema proposto: a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação da argumentação, a conexão e a pertinência, a objetividade e a sequência lógica do pensamento, o alinhamento ao assunto abordado e a cobertura dos tópicos apresentados.
- b) quanto ao uso do idioma: a utilização correta do vocabulário e das normas gramaticais, valendo, no máximo, 10 pontos para cada questão, que serão aferidos pelo examinador com base nos critérios a seguir indicados:
Último concurso Receita Federal: habilitação e classificação dos candidatos
Vale lembrar que, somente foi considerado habilitado a prosseguir no último concurso Receita Federal o candidato classificado na primeira etapa que, cumulativamente:
- a) tenha obtido, no mínimo, 40% dos pontos ponderados em cada uma das disciplinas que integram as provas objetivas 1 e 2;
- b) tenha obtido, no mínimo, 60% do somatório dos pontos ponderados do conjunto das provas objetivas 1 e 2;
- c) tenha obtido, no mínimo, 60% dos pontos totais correspondentes à prova discursiva;
- d) tenha sido classificado, em decorrência do somatório dos pontos ponderados obtidos nas provas objetivas e discursiva até o número máximo